Parcerias gastronômicas: ótimo negócio para alcançar mais clientes!
Dentro do mercado gastronômico, é sempre importante manter-se atualizado das tendências atuais, além de desenvolver estratégias que possam fazer com que seu negócio se destaque entre outros estabelecimentos.
Uma das maneiras de atrair novos clientes é desenvolver parcerias como diferencial competitivo. Com essas parcerias, você consegue alcançar mais pessoas ao divulgar seus pratos, serviços e novidades nas redes sociais dos parceiros.
Se quiser saber como implementar parcerias gastronômicas no seu estabelecimento, te contamos tudo nesse artigo! Nós, do Moinho Globo, já estabelecemos diversas parcerias de sucesso e vamos falar um pouco sobre elas também.
Como funciona uma parceria no ramo gastronômico?
Uma parceria é um tipo de estratégia de colaboração que acontece entre duas ou mais empresas ou entre pessoas para que algum objetivo seja alcançado. Mas, para que essa seja uma parceria de sucesso no ramo da alimentação, há um processo que precisa ser seguido. Para te ajudar, listamos o passo a passo aqui:
1- Identifique um potencial parceiro:
Com pesquisas de mercado, networking na gastronomia ou referências, você pode encontrar empresas ou pessoas interessantes para se fazer uma parceria, como influenciadores digitais da sua região, estabelecimentos que sejam relacionados ao seu, agências de eventos etc.
2- Defina os objetivos:
Antes de contratar outra empresa ou profissional, defina quais são seus objetivos com essa parceria. Isso pode incluir aumentar a visibilidade e alcance do negócio ou melhorar a oferta de produtos. É interessante que você também forneça um roteiro para que a outra pessoa execute e se alinhe com ela sobre o pagamento, que pode ser financeiro ou por permuta.
3- Negocie os termos:
Negocie os termos da parceria com todos os envolvidos. Isso inclui questões financeiras, como pagamentos, investimentos, participação nos lucros e divisão de despesas, bem como questões operacionais, como responsabilidades e obrigações de cada parceiro.
4- Providencie uma documentação legal:
É crucial formalizar a parceria por meio de um contrato ou acordo escrito que especifique os termos e condições da parceria, incluindo direitos e responsabilidades de cada parte, e a duração da parceria.
5- Tenha um monitoramento contínuo:
A parceria deve ser constantemente monitorada e avaliada para garantir que esteja cumprindo seus objetivos. Isso pode envolver análise de dados, feedback dos clientes e reuniões regulares entre os parceiros.
Benefícios das parcerias estratégicas na gastronomia
1- Reconhecimento de marca:
O maior benefício de parcerias estratégicas na gastronomia é a ampliação do alcance e visibilidade que a sua empresa terá. Isso promove um reconhecimento da sua marca e, consequentemente, aguça o interesse das pessoas em conhecer suas produções.
2- Acesso a novos clientes:
As parcerias de sucesso no ramo da alimentação também podem te dar acesso a novos clientes, já que você poderá fazer contato com pessoas que talvez nunca tenham ouvido falar de você ou da sua empresa. Essa é uma grande oportunidade para você expandir o seu público e até desenvolver novas produções e promoções para fidelizar esses novos clientes.
3- Novas possibilidades e oportunidades:
As parcerias estratégicas na gastronomia também podem te proporcionar um bom networking na gastronomia ao conhecer novas empresas e pessoas, aumentando seus aprendizados a partir do compartilhamento de novas experiências. Dessa forma, você aumenta sua lista de contatos e, assim, pode abrir novos caminhos para você e para a sua empresa.
3 ideias de parcerias com estratégia de colaboração
1- Envie “recebidos” para influenciadores da região
O tipo mais conhecido de parcerias bem-sucedidas são aquelas em que o estabelecimento envia seus preparos para influenciadores digitais. Em geral, essas pessoas têm uma quantidade significativa de seguidores e um bom alcance nas redes sociais.
Esse é um tipo de parceria mais em conta, porque você não paga pela divulgação, apenas envia seus produtos. Porém, a pessoa irá divulgar como ela quiser – sem exigências – e se quiser, porque a divulgação não é obrigatória. Mas, a maior parte acaba divulgando como forma de agradecimento e também para produzir conteúdo nas redes sociais.
Dessa forma, os seguidores dessa pessoa conhecem sua empresa e podem se interessar por ela, já que a pessoa que está apresentando a sua marca é alguém que eles já conhecem e confiam.
2- Faça parceria com produtores ou agências de eventos
Além de influenciadores digitais, você também pode fazer estratégias de colaboração com produtores e agências de eventos. Você pode, por exemplo, fazer uma parceria em que você oferece seus pratos em um evento que será realizado e, em troca, eles divulgam a sua empresa durante o evento. Dessa forma, você alcança um grande número de pessoas, e seus pratos podem encantá-las, incentivando-as a pegar seu contato e encomendar futuramente.
3- Faça eventos colaborativos com outros cozinheiros
Outra opção de parceria de sucesso no ramo da alimentação é se juntar com outro cozinheiro ou estabelecimento e promover um evento colaborativo em que vocês dois possam divulgar suas produções. Por exemplo, se você é um cozinheiro de um tipo de massa ou cozinha típica, pode se unir a um confeiteiro e realizar um evento completo com entrada, prato principal e sobremesa.
Exemplos de parcerias bem-sucedidas
Algumas parcerias bem-sucedidas feitas pela Famiglia Venturelli, uma das marcas do Moinho Globo, foram ótimas para aumentar o alcance da empresa e divulgar os ingredientes que ela oferece.
Uma delas foi a criação de uma rede de Embaixadores – chefs profissionais – que realizam receitas com os produtos Venturelli. Os vídeos são divulgados nas redes sociais da marca e na dos embaixadores (em colab), incentivando os públicos a conhecerem os ingredientes e testar novos preparos. As filmagens são feitas na sede do Moinho Globo com toda uma equipe de suporte para a produção.
Outra parceria também da Famiglia Venturelli é com a influenciadora digital e professora de culinária Lari Doces. A parceria acontece a partir do envio de utensílios e produtos da Venturelli para a cozinheira preparar as receitas e divulgar nas redes sociais. Clique e confira um dos vídeos em parceria!
Com esse passo a passo e ideias de parcerias como diferencial competitivo, esperamos que você esteja pronto para dar início a uma nova jornada de crescimento da sua marca, alcançando novos clientes e desenvolvendo um bom networking na gastronomia por meio de parcerias gastronômicas.
Durante todo esse processo, conte com os produtos do Moinho Globo: a Famiglia Venturelli, que dispõe de ingredientes de altíssima qualidade para o preparo de pães, massas e diversas receitas italianas, e a Cozinha Globo, sua companheira do dia a dia nos preparos de bolos, doces e os mais diferentes quitutes.