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Atração e fidelização de clientes: 7 dicas de como ter um bom desempenho no segmento alimentício

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Junto a isso, também existem diversas estratégias para fidelização e atração de clientes no segmento alimentício, desde atitudes pessoais, como bom atendimento e criação de cardápios exclusivos, até ações virtuais que envolvam redes sociais. 

Pensando nisso, preparamos 7 dicas de como manter clientes fiéis no segmento alimentício, e ainda atrair mais consumidores. Acompanhe: 

 

1- Tenha um bom atendimento

Garantir um bom atendimento ao cliente já deixou de ser um diferencial, tornando-se uma obrigação! A primeira impressão que ele mantém da sua empresa vem diretamente disso.

Por isso, você precisa investir no aprimoramento do seu atendimento ao cliente e treinar os colaboradores. Nesses momentos, profissionais motivados são fundamentais para fazer com que o cliente sinta-se único.

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Entender bem o cardápio e poder atender possíveis solicitações, como opções vegetarianas, veganas, sem lactose ou glúten também é um grande diferencial na hora da atração e fidelização de clientes no segmento alimentício.

Isso acontece porque, além de oferecer uma experiência exclusiva, seu negócio passa a ser visto como seguro, saudável e inclusivo, um ponto forte em como manter clientes fiéis no segmento alimentício. 

 

2- Tenha um cardápio atrativo e ofereça novidades 

Na hora de montar o cardápio, certifique-se de que você está disponibilizando grande variedade de pratos. Algo interessante de se fazer também é deixar que os consumidores montem o próprio pedido, escolhendo os pratos, acompanhamentos e até mesmo ingredientes.

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Você também pode criar cardápios específicos para épocas do ano, como o Natal e a Páscoa, ou até por estações, incluindo pratos quentes no inverno e pratos refrescantes no verão. Com essa diversidade de opções, a atração de clientes no segmento alimentício é ainda melhor! 

Personalizar o cardápio com cores e imagens reais também é muito importante. Dessa forma, você consegue criar uma identidade visual para sua empresa, estabelecendo presença no mercado, e gerar desejo no seu cliente.

 

3- Exponha cada um dos ingredientes 

Ainda no cardápio, é interessante que você especifique cada ingrediente incluso nos pratos. Isso é importante tanto para evitar confusão na escolha dos pedidos, caso os clientes sejam alérgicos, mas também para poder especificar a garantia e qualidade de seus pratos. 

Quando seus consumidores têm acesso aos ingredientes usados, eles criam maior confiança no preparo de cada um deles, tendo a certeza de que cada prato é pensado de forma cuidadosa. 

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Nesses momentos, o ideal é investir em alimentos de sabor e qualidade incomparáveis! Para isso, os ingredientes da Famiglia Venturelli e da Cozinha Globo são feitos exclusivamente para garantirem o melhor de cada um de seus pratos. 

Desde pizzas e pães, até bolos e quitutes, temos todos os ingredientes que você precisa para garantir uma explosão de sabores em cada um de seus preparos! 

 

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4- Crie um bom ambiente 

Ter um bom ambiente para que seus clientes possam aproveitar é um ponto importante para a fidelização de clientes no setor alimentício. E isso deve ser pensado de forma a conectar seu ambiente diretamente à comida.

Se você oferece doces e quitutes, pode investir em um ambiente colorido, ou então que remeta à nacionalidade de seus preparos. Se você servir comida caseira, pode criar um ambiente acolhedor, que faça com que as pessoas sintam conforto junto com a comida. 

Lembre-se que a decoração influencia diretamente na percepção de cheiro e sabor, reforçando também sentimentos e sensações. A junção disso com pratos saborosos é capaz de criar uma experiência marcante ao consumidor, um ponto principal de como manter clientes fiéis no segmento alimentício.

 

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5- Faça ações promocionais

Outra forma de fidelização e atração de clientes no segmento alimentício é criar ofertas para os pratos mais pedidos do restaurante, ou então de um lançamento, incentivando, assim, que novos clientes conheçam seus pratos.

Oferecer descontos em combos ou incluir uma sobremesa em pedidos no dia do aniversário também são boas estratégias para atrair clientes no segmento alimentício.

Pense também em dias estratégicos para oferecer essas promoções, como nos dias em que há menos movimento ou em uma época do ano em que suas vendas são menos regulares. Dessa forma, você consegue manter um fluxo constante de pessoas e de vendas. 

 

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Para a divulgação, invista em postagens nas redes sociais, informativos em diferentes espaços do seu estabelecimento, ou então, envie cards que informem sobre as próximas promoções junto com os pedidos. 

 

6- Faça parcerias com influenciadores locais 

Você já deve ter visto publicações ou stories nas redes sociais em que pessoas com muitos seguidores – influenciadores – aparecem divulgando um produto. Esse tipo de estratégia para atrair clientes no segmento alimentício é muito utilizada e pode garantir um ótimo retorno. 

Por já terem um número alto de seguidores e confiança deles, essas pessoas conseguem influenciar o público de forma muito positiva. Dessa forma, quando você envia um produto para eles experimentarem e divulgarem, estabelecendo uma parceria ou permuta, as pessoas que os acompanham podem se interessar em conhecer e comprar seus produtos.

Com isso, você tem grandes chances de também receber novos seguidores e, consequentemente, ver eles se tornarem clientes também.

 

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Clicando aqui, você encontra 7 dicas de como expandir seu empreendimento no ramo alimentício.

 

7- Tenha frequência na produção de conteúdo para as redes sociais 

Produzir conteúdo para as redes sociais é uma importantíssima estratégia para atrair clientes no segmento alimentício, já que sua presença nas redes sociais faz com que sua marca se mantenha reconhecida e lembrada. 

Com isso, você pode compartilhar suas histórias, as novidades do seu cardápio, e ainda aproveitar essa ferramenta para criar um relacionamento direto com seus seguidores. 

Em geral, as pessoas sentem-se mais atraídas a conhecerem um local novo quando há uma comunicação humanizada antes mesmo do primeiro contato presencial. 

Por isso, invista em postar vídeos curtos em que você apareça mostrando um produto, compartilhando feedbacks positivos dos clientes ou respondendo dúvidas frequentes. Atente-se sempre aos comentários e mensagens diretas para responder o mais rápido possível. Considere contratar uma agência de marketing caso queira terceirizar esse serviço e focar 100% no gerenciamento do seu negócio.

 

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É empreendedora no ramo alimentício ou pretende investir nessa área? Clique e confira nosso conteúdo sobre as vantagens, desafios e oportunidades desse segmento! 

E aí, gostou de nossas dicas para atração e fidelização de clientes no setor alimentício? Esperamos que elas possam te ajudar a alavancar seu negócio! 

E, sempre que precisar, conte com nós do Moinho Globo e com nossos ingredientes selecionados da Famiglia Venturelli e Cozinha Globo, feitos especialmente para aperfeiçoar seus preparos!

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