Plano de negócios para restaurantes: 5 passos para criar
Desenvolver um plano de negócios para o seu estabelecimento gastronômico é essencial, esteja você em um momento inicial ou não. Ele serve para descrever as estratégias, objetivos, metas, operações e estrutura financeira da sua empresa. Além disso, é essencial para te ajudar a planejar, lançar e gerenciar seus negócios de forma eficaz, sendo crucial para antecipar possíveis desafios e dificuldades.
Nós, do Moinho Globo, entendemos a relevância desse processo para o sucesso do seu restaurante. Por isso, preparamos este artigo com cinco passos para você criar um plano de negócio bem estruturado! Acompanhe:
1- Planejamento financeiro
Uma das mais importantes, se não a mais importante etapa a ser feita no seu plano de negócios para restaurantes, é o planejamento financeiro! Ele é essencial para uma organização completa de seus gastos e ganhos, além de te auxiliar a visualizar para onde seu investimento está indo. Dessa forma, você consegue se planejar para injetar dinheiro no momento e nas áreas certas do seu negócio.
Para montar essa estrutura de gestão financeira para negócios gastronômicos, é preciso pensar em cinco itens essenciais:
- Investimento inicial: valor que você investe na abertura de um estabelecimento, como despesas de aluguel ou compra do ponto comercial, contratação de funcionários, reformas e aquisição de todos os equipamentos e móveis necessários.
- Capital de giro: reserva financeira para manter seu restaurante funcionando enquanto não há lucro. O ideal é que esse valor cubra alguns meses de aluguel, mantimentos, contas como água e luz e, em alguns casos, o salário dos funcionários.
- Reserva de emergência: valor destinado a emergências na gestão financeira do seu negócio gastronômico, tais como consertos ou necessidades pontuais, como novos materiais ou insumos. O indicado é que a reserva de emergência seja maior que o capital de giro.
- Estimativa de retorno financeiro: indicativo de em quanto tempo de funcionamento o lucro do restaurante deve pagar pelo seu investimento inicial, custos de operação e ainda gerar lucro.
- Fluxo de caixa: a estimativa de fluxo de caixa é essencial para que você possa definir metas a serem batidas a cada três ou seis meses, ou então planejar os melhores momentos para fazer novos investimentos. Além disso, você consegue ter noção de quais meses são mais lucrativos ou não, podendo implementar diferentes estratégias para restaurantes de sucesso.
Construir toda essa gestão financeira para negócios gastronômicos pode ser um pouco desafiador, então contratar um contador pode ser uma ótima opção nesses momentos!
2- Análise de mercado gastronômico e concorrência
A análise de mercado gastronômico é essencial nas estratégias para restaurantes de sucesso. Os pontos a serem analisados são as tendências gastronômicas em alta e o público-alvo presente na região do seu restaurante.
Juntamente com a análise de mercado gastronômico, é importante conhecer bem seus concorrentes. Algumas perguntas que podem te ajudar a mapear as ações deles são:
- Em qual localização eles se encontram?
- Quais serviços são oferecidos por eles?
- Qual a composição do cardápio?
- Em qual tipo de público eles investem?
- Quais são os valores cobrados, em média?
Todos esses detalhes podem te ajudar a desenvolver um bom plano de negócios para restaurantes, principalmente quando for construir seu cardápio, definir preços, organizar eventos e decorar seu espaço.
Além disso, eles também podem te ajudar a criar estratégias para se destacar entre os concorrentes ou atrair novos clientes.
3- Plano operacional
A parte operacional inclui toda a organização da sua equipe, listagem de equipamentos e móveis para o estabelecimento, além da capacidade e formas de atendimento. Alguns dos pontos que precisam ser definidos nesta etapa são o horário de funcionamento nos dias de semana, finais de semana ou feriados, as formas de atendimento, como buffet, à la carte e delivery, e a quantidade de funcionários necessários.
Além disso, é preciso definir quais tipos de pratos e bebidas estarão presentes no seu cardápio. Dessa maneira, você sabe quais ingredientes serão necessários e, assim, pode analisar diferentes fornecedores, estudar as propostas e fechar um bom negócio. Parte muito importante dessa etapa é levar em consideração a qualidade dos produtos que os fornecedores oferecem.
Como a prioridade do Moinho Globo é oferecer máxima excelência e sabor, nossas marcas Cozinha Globo e Famiglia Venturelli garantem produtos profissionais de alta qualidade, como farinhas de trigo para diferentes massas, açúcares, misturas para bolo, misturas para pães, fermentos, massas e vários outros!
4- Análise de possíveis cenários
Para finalizar seu plano de negócio para restaurante, é indicado que você analise possíveis cenários que possam afetar seus resultados. Infelizmente, quando a pandemia de Covid-19 chegou ao país, muitos empreendedores foram pegos desprevenidos e não conseguiram se reinventar. Para que isso não aconteça com o seu negócio, é recomendado que você trace estratégias de como agir em situações não tão animadoras.
5- Plano de divulgação
Assim que você já tiver construído toda a estrutura do seu planejamento, é importantíssimo que você trace estratégias para divulgar seu negócio. Atualmente, uma das maneiras mais eficientes de alcançar clientes é investindo nas redes sociais. Para isso, comece decidindo em quais plataformas o seu negócio estará presente. Você se lembra quando falamos do público-alvo? Nessa etapa ele é muito relevante, já que você precisa estar presente onde seu público também está.
Além de estar presente nas redes sociais, é interessante criar um site para o seu restaurante e postar artigos que possam elevar a autoridade do seu negócio como um especialista no ramo gastronômico. Este canal de comunicação também pode ser um bom caminho para você compartilhar sua história e algumas curiosidades sobre seus pratos. Clique e confira o site da Famiglia Venturelli, uma das marcas do Moinho Globo, o qual traz a história da marca, dicas de preparo, informações técnicas, informações de contato e muito mais.
Outra maneira de divulgar seu restaurante é fazer parcerias com outros empreendedores ou influenciadores digitais! Se quiser saber mais sobre como investir nessa estratégia para restaurantes de sucesso, confira nosso artigo completo clicando aqui.
Se você preferir, pode terceirizar o serviço de divulgação da sua empresa contratando uma agência de publicidade ou um profissional da área de marketing.
Teste os produtos Moinho Globo e se surpreenda!
Com esse passo a passo, esperamos que você consiga construir um bom planejamento para o seu restaurante! Lembre-se também que, além de ter um plano de negócios bem estruturado, é essencial ter a tranquilidade de poder confiar em uma marca que garante excelente qualidade e sabor em cada produto, como a Moinho Globo.
Com as marcas Cozinha Globo e Famiglia Venturelli, seus bolos, pães e massas ficarão ainda mais deliciosos! Sempre que for cozinhar, conte com nossos produtos! Se precisar, entre em contato conosco, estamos à disposição para contribuir com o sucesso do seu negócio.