Como criar um cardápio atrativo e rentável em 5 passos
Além de alimentos que enchem os olhos, o cardápio é parte importante da vitrine do seu negócio. Ele é responsável por expor tudo o que seu estabelecimento oferece e tem o poder de fazer o cliente se interessar ou não pelos seus pratos.
Por esse motivo, é importante construir um cardápio que possa comunicar exatamente aquilo que a sua empresa representa, destacando suas produções, ingredientes, formas de preparo e aguçando a vontade dos clientes em prová-los.
Para te ajudar, preparamos esse artigo com 5 passos para a criação de um cardápio atrativo e rentável, que ofereça preparos saborosos e alcance o retorno lucrativo devido. Acompanhe:
1- Defina uma culinária e crie pratos diversificados
O primeiro passo essencial na criação de um cardápio atrativo e rentável é definir uma culinária específica e tipos de preparos que serão oferecidos. Por exemplo, se o seu estabelecimento se concentra na gastronomia italiana, é crucial elaborar um cardápio que apresente uma ampla gama de opções, desde variadas massas a pratos típicos dessa culinária. Para isso, os produtos da Famiglia Venturelli e Globo são excelentes e fazem toda a diferença, já que são produzidos especialmente para ressaltar o sabor e qualidade de cada preparo.
Muito além de simplesmente oferecer várias opções, isso reforça a imagem do seu estabelecimento como um especialista na culinária escolhida, demonstrando expertise pela gastronomia. Além disso, com a criação de um cardápio gastronômico variado é possível explorar sinergias entre os pratos, equilibrando sabores, texturas e apresentações. Isso pode proporcionar uma experiência gastronômica única e cativante para os clientes, incentivando-os a explorar diferentes opções no menu.
Oferecer receitas vegetarianas, veganas ou que atendam pessoas com restrições de lactose e glúten também representam uma boa estratégia para um cardápio atrativo.
Nos blogs dos sites Cozinha Globo e Famiglia Venturelli, marcas do Moinho Globo, você encontra receitas que te ajudarão a desenvolver produções que atendam esse público mais específico, como bolo de chocolate sem lactose, bolo de abacaxi e castanha-de-caju para diabéticos, pão semi-integral com aveia e mel e muito mais!
2- Explore tendências gastronômicas
As tendências gastronômicas mudam de tempos em tempos, seguindo as novas preferências dos consumidores. Por isso, é importante sempre estar atento para implementar essas tendências no cardápio, mantendo-o atualizado.
Uma boa estratégia para um cardápio atrativo é a criação de um cardápio gastronômico sazonal, que atenda a essas novas tendências gastronômicas e ofereça pratos que estão em alta. A flexibilidade do cardápio sazonal oferece a oportunidade de testar pratos inovadores e avaliar a popularidade deles com os clientes. Em algumas vezes, essas novas tendências no cardápio podem ser tão bem aceitas a ponto de integrar o cardápio principal.
No verão, por exemplo, você pode incluir drinks refrescantes e pratos frios. Já no inverno, pode apostar em sopas, caldos e chocolate quente. Em épocas específicas, como a Páscoa e o Natal, os doces customizados e sobremesas diferenciadas dão muito certo.
Se você tem alguma dúvida sobre quais tendências estão em alta neste ano, preparamos um artigo completo para você! Clique aqui e confira.
3- Use ingredientes de qualidade
Mesmo que pareça óbvio, usar ingredientes de qualidade e descrevê-los no menu é uma ótima estratégia para um cardápio atrativo. Geralmente, quando os clientes sabem cada um dos ingredientes que vão no prato, eles sentem-se mais incitados a experimentá-los.
A descrição detalhada dos ingredientes também contribui para a percepção de valor do prato. Quando os clientes entendem a qualidade e a procedência dos ingredientes utilizados, eles reconhecem o investimento na qualidade dos insumos e entendem a precificação do prato.
Além disso, a transparência na descrição dos ingredientes demonstra respeito pelos clientes, especialmente aqueles com restrições alimentares ou preferências específicas. Isso permite que façam escolhas informadas, evitando surpresas desagradáveis e garantindo uma experiência gastronômica satisfatória.
Para garantir produções de qualidade e sabor indescritível, a Cozinha Globo e a Famiglia Venturelli dispõem de linhas completas de produtos, entre eles farinhas, açúcares, fermentos, misturas para bolos, massas e muito mais. A farinha de trigo Venturelli, por exemplo, é extraída da parte mais nobre do trigo, garantindo resultados incríveis que são fruto de sua pureza incomparável!
4- Crie um cardápio com design único
Estabelecer um design personalizado para o seu cardápio atrativo e rentável é uma peça-chave na atração dos clientes e na consolidação da identidade visual do seu estabelecimento. Cores estrategicamente selecionadas, como o vermelho, amarelo e laranja, podem evocar emoções específicas nos clientes, como a fome, urgência em adquirir o produto e alegria. Além disso, elas também podem transmitir a essência do seu negócio, desde uma atmosfera acolhedora e rústica até uma perspectiva moderna e elegante.
A organização do cardápio é outro aspecto essencial a ser considerado. A estrutura pode ser por preços, indo do menor ao maior, ou por categorias que façam sentido, agrupando pratos semelhantes. Esta clareza e lógica na disposição dos itens facilitam a escolha dos clientes e contribuem para uma experiência mais agradável.
Um cardápio digital também é uma estratégia eficaz. Isso permite que os clientes explorem suas opções de refeição antecipadamente, despertando o interesse e estimulando o apetite antes mesmo de chegarem ao seu estabelecimento.
5- Faça uma precificação justa
Além de atrativo, seu cardápio também precisa ser rentável o suficiente para que você tenha o retorno esperado. Para isso, é importante considerar o preço gasto com os produtos, ingredientes, taxa administrativa, custos operacionais, folha de pagamento dos funcionários, entrega ou qualquer outro processo que tenha feito parte do preparo daquele prato. Além desses, é preciso adicionar uma porcentagem de lucro esperada com cada prato e incluir isso durante a precificação.
Para melhor adequar os valores, é necessário conhecer o poder econômico do público alvo os preços da concorrência. Dessa forma, você consegue ter uma base de qual valor seu público consegue pagar e, da mesma forma, se insere como um bom competidor no mercado.
Conte com o Moinho Globo!
Com esses 5 passos, esperamos ter te ajudado a construir um cardápio atrativo e rentável. Ao preparar pratos com ingredientes selecionados e inserir tendências gastronômicas no cardápio, temos certeza que sua atração e fidelização de clientes será melhor ainda!
E, em todos os momentos, aposte nos produtos do Moinho Globo: a Famiglia Venturelli e a Cozinha Globo farão toda a diferença nos seus resultados. Conte sempre conosco para te ajudar a aprimorar ainda mais seus preparos!