Sabor e tradição: conheça a história do macarrão italiano
Feito com farinha de trigo, ovos e, algumas vezes, água, o macarrão está presente em 99,5% dos lares brasileiros, além de ser o prato favorito de jovens italianos. Toda essa presença e preferência exemplificam bem como as massas italianas tradicionais não são cheias apenas de sabor, mas também de tradição.
Especialmente para o Moinho Globo, que desenvolveu a Famiglia Venturelli, uma marca de produtos alimentícios pensada para alcançar excelência no preparo dos mais diversos tipos de massas italianas, panificação e confeitaria, a história do macarrão italiano é de muita relevância.
Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender mais sobre a origem do macarrão italiano, a evolução das massas italianas tradicionais e ainda conhecer a marca Venturelli, que tem ganhado o coração dos amantes de gastronomia.
Origem do macarrão italiano
Como qualquer preparo delicioso e famoso, a origem do macarrão italiano é reivindicada por diferentes países. Porém, a versão mais aceita pelos historiadores é a de que a massa italiana é de origem árabe e foi levada por eles até a Sicília, maior ilha da Itália, conquistada no século IX d.C pelos árabes. Nessa época, a Sicília se tornou o mais importante centro de comércio e exportação do macarrão para o restante do continente, tornando o macarrão cada vez mais conhecido.
No começo, as massas italianas tradicionais eram consideradas um alimento para os ricos, ocupando lugar de destaque em banquetes aristocráticos durante o Renascimento. Naquela época, a massa do macarrão era feita de farinha e farelos de pão, misturada com leite de cabra e gema de ovo. O molho era feito de queijo ralado, fatias de manteiga, açúcar, canela e pedaços de provatura — uma variante romana do queijo muçarela.
Tempos depois, o macarrão acabou se popularizando em todas as classes sociais e virou um sucesso.
Evolução do macarrão italiano
Conforme os anos se passaram, houve uma evolução do macarrão italiano para que ele pudesse se tornar o que conhecemos hoje. As mudanças começaram nas formas das massas italianas tradicionais. Antigamente, o formato do macarrão era especificamente em spaghetti. Atualmente, existem massas longas, para sopas, curtas, para rechear, e as já recheadas, somando mais de 500 tipos de massa italianas, como o fettuccine, tagliatelle, talharim, fusilli, farfalle, penne, rigatoni, gnocchi, lasanha, cannellone, ravioli, tortellini, agnolotti.
Uma curiosidade que muitos não sabem é que essa evolução do macarrão italiano em relação ao formato aconteceu para a melhor aderência e adequação aos molhos. Enquanto as formas finas e longas são ideais para molhos mais líquidos, já os tipos de massas italianas mais espessas combinam com molhos mais encorpados.
Os temperos adicionados nos molhos também se modificaram ao longo da história do macarrão italiano. Eles eram mais doces, mas isso mudou quando o açúcar foi substituído pelos vegetais. Para se ter ideia, o tomate, um dos ingredientes principais dos nossos molhos de macarrão, só foi introduzido no início do século XIX. Os italianos evitaram por muito tempo, porque achavam a fruta exótica demais.
A primeira receita que se assemelha mais à nossa amada macarronada só apareceu em 1844, ficando conhecida como o spaghetti com molho de tomate.
Os tipos de massas italianas também podem ser frescas, secas, industrializadas e até artesanais. Inclusive, a Famiglia Venturelli dispõe de uma farinha de trigo extraída da parte mais nobre do trigo, indispensável para quem gosta de produzir massas artesanais. A seleção é feita cuidadosamente para garantir alta qualidade e sabor. Há uma diversidade de opções, com farinha de trigo puríssima, gourmet e integral, além da semolina de trigo.
Mas, para quem prefere a praticidade de massas prontas, a Famiglia Venturelli também oferece o macarrão Yakisoba e o Talharim, que é produzido artesanalmente para manter a tradição e sabor.
Conte com os produtos Moinho Globo!
E aí, gostou de conhecer a história do macarrão italiano? Se você também é amante da gastronomia italiana e gosta de preparar boas massas, conte com os produtos da Famiglia Venturelli! Com um processo de moagem especial dos grãos de trigo, seus pratos serão incomparavelmente leves e saborosos. Se quiser uma receita para testar os ingredientes, a de macarrão farfalle é ótima!
Além da Famiglia Venturelli, o Moinho Globo também tem a marca Cozinha Globo, com produtos variados, ótimos para a produção de pães, bolos, doces, quitutes e muito mais. Se você gosta desses tipos de preparos, vale a pena conhecer!