7 dicas de como expandir seu empreendimento no ramo alimentício
Ao iniciar um negócio alimentício, como um restaurante, padaria, lanchonete ou até mesmo a produção de quitutes em casa, é preciso que você, além de vender suas produções, seja capaz de alcançar novos clientes e aumentar suas vendas.
Nesses momentos, é preciso investir em estratégias de marketing para seu negócio alimentício, e em novidades para aumentar a visibilidade da sua empresa. Por isso, preparamos 7 dicas para alavancar as vendas do seu negócio alimentício. Acompanhe:
1- Esteja presente nas redes sociais
Vivendo em um mundo quase 100% conectado on-line, a sua empresa alimentícia, com certeza, não pode ficar fora disso! As redes sociais, como o Instagram, Facebook, WhatsApp, TikTok e outras, são as principais ferramentas de estratégia de marketing para negócios alimentícios.
Ao criar uma conta empresarial nessas redes, você pode divulgar as informações principais do seu negócio, como contato e localização, seu cardápio, suas promoções, seus diferenciais e o principal: as fotos de suas produções!
Nunca se esqueça que o primeiro contato que se tem com a comida é por meio dos olhos, então aposte em boas fotos para a divulgação.
2- Tenha um blog
Ainda pensando em formas de aumentar sua visibilidade on-line, a criação de um site que conte com um blog é uma das ótimas estratégias de marketing para negócio alimentício.
Nele, você pode publicar a história da sua empresa, curiosidades, os preparos que foram desenvolvidos por você e muito mais! Essa é uma ótima forma de fazer com que as pessoas saibam melhor quem você é, e desenvolvam maior interesse em conhecer suas produções.
Além disso, com estratégias de marketing de otimização SEO você poderá ter seu conteúdo posicionado nos primeiros resultados do Google. Isto é, se alguém pesquisar, por exemplo, “bolo de aniversário personalizado” seu site pode ser um dos primeiros a aparecer.
Nossos sites Moinho Globo, Cozinha Globo e Famiglia Venturelli contam com postagens frequentes no blog. Confira e aproveite para se inspirar!
3- Faça promoções exclusivas
Outra forma de aumentar a visibilidade do seu negócio alimentício e atrair as pessoas cada vez mais para comprar seus produtos é a criação de promoções exclusivas.
Você pode criar promoções de combos específicos, de datas comemorativas ou apenas para clientes fidelizados.
Uma promoção que pode incentivar a fidelidade do cliente é a que oferece uma porcentagem de desconto após um número específico de compras.
4- Participe de eventos
Participar ou promover eventos da área alimentícia também é uma forma eficiente de aumentar a visibilidade do seu negócio alimentício e o networking.
Um evento de degustação ou beneficente são ótimas alternativas. Neles, você pode vender convites antecipadamente e preparar um menu com entrada, prato principal e sobremesa.
Dessa forma, as pessoas poderão experimentar seus preparos e sentir interesse em voltar novamente para provar outros pratos. O que mais conta nesse momento é a qualidade dos ingredientes utilizados.
Conheça nossos produtos Globo e Venturelli! Desde farinhas, açúcares, fermento e massas italianas, todos são feitos a partir de ingredientes selecionados, garantindo sabor e qualidade inigualáveis aos seus preparos.
5- Crie um menu sazonal
Além de ter um bom menu que apresente seus produtos – com descrição de ingredientes e até indicações de acompanhamentos – você pode criar menus personalizados em datas comemorativas.
Dependendo do momento do ano, você pode optar por produtos que estão mais em alta. Ou então na páscoa, natal, carnaval, dia das crianças e vários outros, você pode implementar pratos exclusivos, tanto salgados, quanto doces.
6- Aposte em um bom delivery
A realização de pedidos on-line vem crescendo cada vez mais. Em geral, a maioria das pessoas prefere receber comida no conforto de suas casas.
Uma das dicas para alavancar as vendas do seu negócio alimentício é desenvolver um bom serviço de entregas – delivery. Não pense apenas em um meio de transportar a comida até a pessoa, mas pense nas formas em que esse serviço poderia ser otimizado.
Definir um número de pedidos, um espaço específico para o preparo dos alimentos para a entrega e a separação prévia de ingredientes são ações que podem acelerar o tempo desse serviço. Com isso, seus clientes estarão mais satisfeitos e poderão pedir novamente no seu estabelecimento.
Você também pode optar por terceirizar essa entrega, cadastrando-se em aplicativos de delivery, como Ifood, UberEats e Rappi.
É importante que você desenvolva embalagens personalizadas e uma boa identidade visual, isso pode encantar o cliente e ajudar a lembrá-lo da sua marca. Além disso, se algum cliente postar foto do pedido no instagram, por exemplo, outra pessoa pode querer comprar e vai conseguir identificar sua marca para buscar seus serviços. Uma mensagem de agradecimento também é uma boa ideia para fazer seus clientes criarem afeto pela marca e seus produtos.
7- Peça feedback aos seus clientes
Consultar seus clientes para que eles digam o que pensam da sua empresa e de seus produtos também é uma forma de aumentar a visibilidade do seu negócio alimentício.
Além de fazer com que eles se sintam conectados com você de alguma forma, você torna a opinião deles importante para melhorias no seu negócio. Inclusive, você incentiva o cliente a voltar para conferir como a opinião dele pode ter impactado positivamente em seus preparos ou serviços.
Veja o feedback que uma cliente deixou em um post no instagram da nossa marca Famiglia Venturelli:
Depois de conferir todas nossas dicas de como alavancar as vendas do seu negócio alimentício, esperamos que você possa ter um ótimo progresso com sua empresa. Durante esse momento, conte com os produtos Moinho Globo!
Com uma tradição de quase 70 anos, nossos ingredientes são desenvolvidos especialmente para unir amor e sabor em cada uma de suas receitas. Conheça os produtos Globo e Venturelli!