Como fazer o bolo de cenoura perfeito
Delicioso, fofinho, com ou sem calda de chocolate. Como você acha que é o bolo de cenoura perfeito? O tradicional doce, presente nas mesas brasileiras desde o tempo das nossas avós, apesar de ser irresistível, é uma das receitas que mais tem chance de dar errado durante a sua preparação. Isso ocorre porque, muitas vezes, não se usa a quantidade exata de ingredientes ou mesmo com alguns passos que, mal elaborados, comprometem toda a sua elaboração.
Por isso, se você deseja fazer um bolo de cenoura perfeito e com gostinho de quero mais, é preciso se atentar a uma série de detalhes para o seu bolo ficar fofinho e muito saboroso. Veja algumas dicas, comece a aplicá-las desde já nas suas receitas e surpreenda seus familiares, amigos e convidados!
Verificar o vencimento do fermento
Destacamos este passo de propósito, afinal, o fermento químico fica no fundinho do armário e só é utilizado para receitas específicas e em pouca quantidade. Mas, não se engane! A validade do fermento é ideal para garantir o crescimento do bolo, bem como as reações químicas que devem ocorrer durante o processo de elaboração da sua receita.
Por isso, não utilize fermento químico vencido em hipótese alguma.
Cuidado com a quantidade de óleo
Na hora de fazer a sua receita, fique atento à quantidade de óleo utilizada. Não coloque nem menos do que o indicado, nem mais do que o prescrito na receita. Utilizar mais ou menos óleo pode deixar o bolo “solado” ou gorduroso demais, o que faz o seu bolo de cenoura perder o sabor e a qualidade.
Os tipos de óleo mais indicados são de milho ou de canola, apesar de o óleo de soja ser mais comumente utilizado.
Como utilizar as cenouras na receita?
As cenouras são as estrelas da sua receita. Na hora de selecioná-las, utilize somente as que possuem tamanho semelhante, de preferência as médias. Se você deseja um bolo mais coradinho, mas, com menos nutrientes, use cenouras cozidas. Para um bolo de cenoura perfeito de aspecto mais natural e nutritivo, use cenouras cruas.
Lembre-se de batê-las bem no liquidificador apenas com os ovos e o óleo e somente depois juntar com os ingredientes secos peneirados. Lembre-se: para o bolo de cenoura perfeito as cenouras precisam estar muito bem moídas. Esse cuidado é essencial para o bolo não ficar “solado” ou cheio de pedaços de cenoura na massa.
Cuidado com os ingredientes para um bolo de cenoura perfeito
Utilize sempre a quantidade de ingredientes presentes na receita. Nem mais, nem menos. Os ingredientes secos como farinha e fermento devem ser peneirados antes de serem acrescidos à mistura de cenoura, açúcar, ovos e óleo.
Para juntá-los, utilize uma tigela e misture suavemente com ajuda de um fouet ou com uma espátula de silicone. A delicadeza com a qual você mexe a mistura é uma das responsáveis por um bolo de cenoura mais fofinho e delicioso.
Temperatura do forno e cozimento
Além dos cuidados com os ingredientes, para o bolo ficar bom, você deve ficar atento também na hora de assá-lo. Preparamos uma lista de cuidados que você precisa ter para assar o seu bolo. As dicas são válidas para a maioria das receitas de bolo também, por isso, leve pra vida!
- Sempre pré-aqueça o forno antes de assar a sua receita;
- Não abra o forno antes de 20 minutos de cozimento;
- Sempre unte a assadeira com manteiga e farinha de trigo;
- Procure assar suas receitas em 220 graus;
- Certifique-se de ter gás suficiente para assar a sua receita.
Preparamos duas receitas de bolo de cenoura para você colocar em prática as técnicas que você acabou de aprender!
Ingredientes
Bolo de cenoura perfeito – trufado
- 3 cenouras picadas;
- 3 ovos;
- 1 xícara (chá) de óleo;
- 2 xícaras (chá) de açúcar;
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo Venturelli;
- 1 colher (sopa) de fermento em pó químico;
- Óleo e farinha de trigo Venturelli para untar.
Cobertura
- 200g de chocolate ao leite picado;
- 1/2 caixa de creme de leite;
- 2 colheres (sopa) de rum.
Bolo de cenoura perfeito – com leite
- 3 cenouras médias;
- 2 ovos;
- 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo;
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo Famiglia Venturelli;
- 1 xícara de leite fresco;
- 1 xícara de óleo;
- 1 colher (sopa) de fermento em pó;
- Manteiga para untar a forma.
Modo de Preparo
Não utilize fermento químico vencido em hipótese alguma.
Na hora de fazer a sua receita, fique atento à quantidade de óleo utilizada. Não coloque nem menos do que o indicado, nem mais do que o prescrito na receita. Utilizar mais ou menos óleo pode deixar o bolo “solado” ou gorduroso demais, o que faz o seu bolo de cenoura perder o sabor e a qualidade. Os tipos de óleo mais indicados são de milho ou de canola, apesar de o óleo de soja ser mais comumente utilizado.
As cenouras são as estrelas da sua receita. Na hora de selecioná-las, utilize somente as que possuem tamanho semelhante, de preferência as médias. Se você deseja um bolo mais coradinho, mas, com menos nutrientes, use cenouras cozidas. Para um bolo de cenoura perfeito de aspecto mais natural e nutritivo, use cenouras cruas. Lembre-se de batê-las bem no liquidificador apenas com os ovos e o óleo e somente depois juntar com os ingredientes secos peneirados. Lembre-se: para o bolo de cenoura perfeito as cenouras precisam estar muito bem moídas. Esse cuidado é essencial para o bolo não ficar “solado” ou cheio de pedaços de cenoura na massa.
Utilize sempre a quantidade de ingredientes presentes na receita. Nem mais, nem menos. Os ingredientes secos como farinha e fermento devem ser peneirados antes de serem acrescidos à mistura de cenoura, açúcar, ovos e óleo. Para juntá-los, utilize uma tigela e misture suavemente com ajuda de um fouet ou com uma espátula de silicone. A delicadeza com a qual você mexe a mistura é uma das responsáveis por um bolo de cenoura mais fofinho e delicioso.
Além dos cuidados com os ingredientes, para o bolo ficar bom, você deve ficar atento também na hora de assá-lo. Preparamos uma lista de cuidados que você precisa ter para assar o seu bolo. As dicas são válidas para a maioria das receitas de bolo também, por isso, leve pra vida!
Sempre pré-aqueça o forno antes de assar a sua receita;
Não abra o forno antes de 20 minutos de cozimento;
Sempre unte a assadeira com manteiga e farinha de trigo;
Procure assar suas receitas em 220 graus;
Certifique-se de ter gás suficiente para assar a sua receita.
Adorei
As receitas são maravilhosas
Adorei a receita
Essa farinha é a melhor pra mim há uns 4 anos, não consigo usar outra. E o melhor o preço é exelente.unindo o útil ao saboroso!!!
PARABÉNS pela qualidade e preço que vocês têm, é obrigada pelo cuidado com seus clientes!!!
Boa tarde
Amo receitas!
Faço sempre o pão caseiro branco, com mistura de centeio, linhaça, gergelim, fibras, e outros.
Bolo também adoro massas. Vou experimentar a receita da massa de pizza. acho que meu filho vai amar!
Adorei a dica para massa caseira, a cada 100 grs de trigo um ovo, pois nunca fiz, adoro. Minha sogra faz!
Muito obrigada pelo carinho! Ficamos felizes que as dicas tenham te ajudado
Sou diabética, e amei as receitas de pães. O bolo de cenoura substitui o açúcar e ficou uma delícia.
Que bom que gostou, obrigada pelo carinho!
Amei os bolos, quero receber essas receitas.
Inscreva-se no Clube Momentos Incomparáveis e receba receitas direto no e-mail 😉