Empreendedorismo feminino: vantagens, oportunidades e desafios no segmento alimentício
Atualmente, as mulheres constituem quase metade do mercado empreendedor do país. E, mesmo que tenham inúmeras oportunidades, o empreendedorismo feminino ainda carrega alguns desafios.
Hoje, falaremos sobre alguns dos desafios para mulheres empreendedoras no segmento alimentício, mas traremos também as vantagens e as oportunidades no mercado de alimentos,além de algumas dicas para ajudar você que já é empreendedora ou que está pensando em iniciar nesse ramo.
Vantagens de empreender no mercado de alimentos
Gerência do próprio negócio
Um dos maiores benefícios de empreender é poder gerenciar o próprio negócio, criando os próprios horários, metas, precificação, e o principal: escolher a área que você quer trabalhar e investir.
Você tem autonomia para definir se terá uma equipe ou se trabalhará por conta própria, podendo escolher também o local de trabalho mais adequado para suas fabricações.
Além disso, o empreendedorismo permite, para a mulher, a possibilidade de alcançar a liberdade financeira e poder tomar suas próprias decisões, sem ser limitada por questões financeiras ou por ser dependente de alguém nesse âmbito.
Possibilidade de escolher uma área específica do segmento alimentício
Por ser uma área totalmente ampla, empreender no segmento alimentício traz várias alternativas para você escolher na hora de começar o seu negócio.
Dessa forma, você pode definir livremente qual tipo de alimentos irá produzir, podendo escolher massas, doces, comidas típicas, quitutes etc. Tudo depende do que você quer e de qual público deseja atingir.
Você também pode escolher produzir alimentos que já cozinha com qualidade e facilidade, podendo aprimorar, aos poucos, suas fabricações.
Chance de inovar a qualquer momento
Se, durante o percurso, você perceber que não está atingindo suas metas iniciais, pode escolher inovar nas suas produções. O segmento alimentício permite essa possibilidade.
Dessa forma, você pode facilmente decidir incluir um novo ingrediente nas produções, começar a trabalhar com delivery, expandir suas fronteiras para atender um público diferente a até desenvolver novos pratos para chamar a atenção dos consumidores.
Desafios para mulheres empreendedoras
Falta de confiança
Por estarmos em uma sociedade que supervaloriza a figura masculina, muitos têm a ideia de que as mulheres não têm capacidade de administrar um bom negócio. Mesmo que não faça sentido, muitas mulheres acabam acreditando nisso e podem se sentir inferiores, incapazes e sem confiança para iniciar um empreendimento.
Por isso, é importante que você, mulher, conheça seus pontos fortes e procure aperfeiçoamento contínuo em áreas de maior dificuldade. Posicione-se como uma boa gestora e encare as dificuldades e preconceitos como fonte de motivação na realização do seu sonho.
Jornada dupla, tripla e até quádrupla!
Por muitas vezes, mulheres empreendedoras também são donas de casa, mães e trabalham fora. Todas essas responsabilidades podem sobrecarregar a mulher.
Por isso, equilibrar o trabalho com as atividades de casa e o próprio negócio acaba sendo um dos grandes desafios para mulheres empreendedoras.
Isso mostra como é importante criar uma boa organização do seu tempo e definir suas prioridades. Nesses momentos, uma rede de apoio da família e amigos pode servir como ajuda.
Dificuldade na aquisição de crédito
No empreendedorismo feminino, apenas 4,7% das startups brasileiras foram fundadas apenas por mulheres. Além disso, essas iniciativas ficam em desvantagens na hora de buscar créditos. Em 2020, elas receberam apenas 0,04% dos investimentos, entre 13 mil empreendimentos analisados.
Entretanto, uma proposta de criação do Programa Crédito da Mulher irá para votação no Senado. A proposta define percentuais mínimos das linhas de créditos abertas pelo governo a serem aplicadas em micro e pequenas empresas controladas por mulheres. Um trecho da proposta também define um percentual mínimo que será destinado apenas para empreendimentos de mulheres negras.
4 Dicas para te ajudar no empreendedorismo feminino
1 – Conheça as melhores oportunidades no mercado de alimentos
-
- Alimentação alternativa:
Um dos ramos em crescimento são os alimentos que atendem pessoas veganas, vegetarianas e até celíacas ou intolerantes. Nossa receita de bolo de chocolate sem lactose pode te ajudar durante seus preparos!
-
- Alimentação saudável:
Com a tendência de criar um estilo de vida saudável, a sociedade procura mais por esses alimentos. Por isso, vale a pena investir em marmitas fit, ingredientes orgânicos e alimentos com baixas calorias ou sem açúcar. Vale a pena conhecer a farinha lipofóbica Globo, desenvolvida para absorver no mínimo 35% menos óleo na hora da fritura, mantendo o alimento saboroso e saudável ao mesmo tempo.
-
- Comidas Gourmet:
Mesmo que mais específico, o segmento de alimentos gourmet tende a chamar atenção de muitos consumidores, principalmente por produzir alimentos diferenciados e com maior qualidade. A farinha de trigo Venturelli Gourmet é feita a partir dos grãos mais nobres do trigo, garantindo excelência e sofisticação nas suas produções.
2 – Procure desenvolver e aprimorar a experiência do cliente
Outra dica valiosa é aprimorar a experiência e o atendimento ao cliente, o que conta muito quando você pretende fidelizar um novo consumidor.
Para isso, invista em cardápios on-line, atendimento rápido e simultâneo, fotos dos seus produtos e conexão nas redes sociais. Procure divulgar seu trabalho entre amigos e de forma virtual, fazendo com que ele seja mais conhecido e alcance mais pessoas.
3 – Conheça seu público
Quando você começar a ter clientes fidelizados, procure entender quais são as preferências e as demandas deles, como os produtos que mais compram de você, quais são seus alimentos e ingredientes favoritos, e até se gostariam de experimentar um prato novo.
Tente descobrir se há algo que você pode aprimorar para que seja a preferência dos consumidores e mostre o diferencial do seu produto para que ele seja lembrado por ter melhor qualidade e sabor.
4 – Garanta qualidade e segurança alimentar
Uma das preocupações na hora de empreender no segmento alimentício é garantir que os alimentos sejam produzidos dentro de normas higiênica da Vigilância Sanitária.
É necessário que a produção ocorra em ambientes limpo e bem equipados para evitar que a saúde dos consumidores seja colocada em risco e o seu negócio seja prejudicado.
Procure investir em alimentos frescos e escolha fornecedores com bons produtos, principalmente aqueles que possam atender suas demandas em produções específicas, como pães, bolos e massas. Os produtos Venturelli e Globo têm qualidade superior e oferecem ingredientes selecionados para diferentes tipos de receitas, garantindo excelência nas produções.
Mesmo que tenham grandes oportunidades no mercado de alimentos, as mulheres ainda lidam com desafios na jornada do empreendedorismo feminino, e, fortemente, continuam na luta pelos seus sonhos. Essas situações comprovam como o mercado precisa ser continuamente incentivado a se transformar em um ambiente igualitário. O Moinho Globo está aqui para apoiar todas as mulheres empreendedoras e oferecer produtos da melhor qualidade para aperfeiçoar os resultados de cada receita. Conte conosco!