linha do tempo
1952
Ciro Venturelli, proprietário de uma pequena padaria em Sertanópolis, tinha dificuldades em conseguir farinha de trigo de qualidade para abastecer a sua produção. Surgiu, então, a ideia de construir um moinho.
1953
Ciro colocou em prática a construção da alvenaria do Moinho, mas não havia trigo plantado no norte do Paraná para que o moinho pudesse moer. Foi quando ele investiu no plantio de trigo, tornando-se o pioneiro dos pioneiros da triticultura.
1954
O Moinho começou oficialmente suas atividades com a primeira equipe de trabalho formada pelos irmãos Venturelli, os filhos de Ciro: Américo, Ardo, Beppe, Orlando e Mario.
1960
Foi nessa época que o governo federal incentivou a importação de colheitadeiras, o que permitiu que o Moinho Globo adquirisse novos equipamentos da Europa, aumentando a sua produção.
Também em 1960 nasceu a primeira marca do time: a Globo. Foi o começo de uma grande trajetória de sucesso, com a introdução de uma farinha de alta qualidade, obtida a partir de um cereal limpo e feita especialmente para massas, bolos, doces e os mais finos quitutes.
1966
Ciro colocou em prática a construção da alvenaria do Moinho, mas não havia trigo plantado no norte do Paraná para que o moinho pudesse moer. Foi quando ele investiu no plantio de trigo, tornando-se o pioneiro dos pioneiros da triticultura.
1967
O governo continuava a colocar entraves no fornecimento de trigo. Foi quando o Moinho Globo precisou aumentar a cota, adquirindo outros três moinhos e parte de um quarto. Com isso, a produção saltou de oito toneladas/dia de moagem para 40 ton/dia.
1989
O Moinho Globo realizou uma grande reforma interna para sobreviver à competitividade do mercado, que aumentou já que o governo federal tinha desatrelado o setor moageiro de trigo de sua tutela. Houve mudança na direção e a empresa não parou mais de crescer.
1994
O Moinho lançou a mistura para pão francês Globomix, destinada à panificação, ideal para fermentação em câmara fria e baixa fermentação. Conquistou os consumidores por ser de fácil preparo, previamente balanceada e de ótima qualidade.
1997
O Moinho Globo recebeu a certificação ISO 9001 (Sistema de Gestão de Qualidade), sendo uma das primeiras indústrias alimentícias no Brasil a obter certificações alinhadas com os requisitos da família de normas NBR ISO 9000.
2000
Foi lançada a marca e a farinha de trigo Famiglia Venturelli, contando com uma extração especial, proveniente da sêmola mais limpa, que lhe garante pureza e a fama de “farinha flor”, com alto padrão de qualidade.
2004
A Mistura para bolo Globo entrou para o time do Moinho, agregando ao leque de produtos. Foi desenvolvida para oferecer economia, rendimento, agilidade e praticidade na fabricação dos bolos, garantindo excelentes resultados.
2004
Em 30 de abril, foi comemorado o aniversário de 50 anos do Moinho. Os colaboradores fizeram um bolo com 50 metros de comprimento, montado na avenida principal. A comunidade e as escolas do município foram convidadas. No mesmo dia, foram inaugurados dois barracões de expedição de produtos no centro da cidade.
2005
A empresa foi consolidada como uma das maiores e mais modernas indústrias do setor com a implantação de uma nova unidade, que aumentou a capacidade de produção em 51%, representando uma evolução para 450 toneladas/dia.
2008
O Moinho construiu mais um negócio: o Auto Posto Globo, um posto de combustível e conveniência localizados no centro de Sertanópolis, atendendo ao público e abastecendo os veículos dos motoristas agregados da empresa.
2010
O Moinho lançou a farinha Globo Superiore: ideal para casas e indústrias especializadas em confeitaria (tortas, pastéis, salgados assados, etc), podendo também ser usada na fabricação de pães especiais, massas doces, entre outros.
2012
Iniciou-se o processo de profissionalização da direção, com a contratação de experts em administração e aconselhamento, visando a governança corporativa. Também neste período a empresa estabeleceu o plano de sucessão familiar e foi criado o Conselho de Administração.
2013
Foi lançada a farinha de trigo Famiglia Venturelli integral, sendo fonte de fibras com alto valor nutritivo. Ideal para uso doméstico, confeitaria e derivados, o produto é uma excelente opção para pessoas que fazem dietas restritivas.
Ainda em 2013 foi lançado o Residencial Moinho Globo foi entregue com 141 casas, ocupando terreno de mais de 48 mil m² ao lado da Afumg (Associação dos Funcionários do Moinho Globo). As casas nesse residencial custaram para os colaboradores cerca de 40% menos que a média do mercado, graças ao envolvimento da empresa.
Mais um acontecimento de 2013, o Moinho se tornou sócio da N1 Alimentos S/A, uma distribuidora e empacotadora de açúcar que atua no mercado varejista e industrial, com sede em Sertanópolis. Hoje a N1 Alimentos é uma das maiores distribuidoras de açúcar do sul do Brasil!
2014
Iniciaram-se as obras do Novo Moinho, em um terreno de cerca de 110 mil m², com área construída de 25 mil m². A nova planta localiza-se próxima à Afumg e do Residencial Moinho Globo.
2017
Inaugurou-se uma nova unidade industrial em operação: moderna, totalmente automatizada, sustentável e com capacidade para produção de 600 ton/dia, em duas linhas de moagem, podendo chegar a 1000 ton/dia. Os equipamentos são de última geração, todos comprados da fabricante suíça Buhler.
2018
A farinha de trigo Famiglia Venturelli Panificação chegou para complementar a linha de produtos, agora sendo uma real aliada nas padarias, uma vez que é específica para panificação. Retirada da parte mais nobre do grão de trigo, o produto garante um toque mais leve e saboroso.
2019
O Memorial Famiglia Venturelli foi inaugurado na cerimônia de aniversário de 65 anos do Moinho Globo, instalado no pátio da Afumg, em uma casa de peroba rosa de 36 m². Nele, está preservado todo o acervo histórico que permitiu a indústria chegar ao patamar que está hoje.
O Moinho conquistou a certificação FSSC 22.000 — Certificação do Sistema de Segurança de Alimentos. A partir disso, a certificação ISO 1900 extinguiu-se, e a nova representou mais um grande avanço para a empresa, garantindo os padrões de segurança do alimento nos processos de produção e de abastecimento.
2020
Relançamento da farinha Globo — sentimos a necessidade de nos reinventar e transformamos a identidade visual da Globo, chegando aos mercados de cara nova! A mudança marcou uma nova fase da marca, agora mais moderna, com novos produtos e mais forte do que nunca.
hoje e sempre
Produzir melhor e com mais qualidade, buscar o aprimoramento constante para crescer cada vez mais são os desafios que movem o Moinho Globo. Estes mesmos objetivos que o levaram a ser hoje uma referência no setor moageiro em todo o Brasil.