Panetone Integral

Ingredientes

2 ¾ xícaras de farinha de trigo integral Famiglia Venturelli
3 ovos inteiros
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
3/4 xícara de suco de laranja natural
½ xícara de leite desnatado temperatura ambiente
¼ xícara de água morna
1 colher (sopa) de essência de panetone (ou baunilha)
1 xícara de farinha de aveia
1 colheres (chá) rasa de sal
3 colheres (sopa) de margarina
30g de fermento biológico para pão
Frutas secas: ½ xícara de uva passa preta, ½ xícara de uva passa branca, ¼ xícara de nozes picadas, ¼ de xícara de damascos secos picados.

Modo de Preparo

No liquidificador, bata os ovos, o açúcar, o sal, a margarina, o leite, a água, a essência de panetone e o fermento até obter uma massa líquida e lisa. Transfira para uma vasilha e vá acrescentando a farinha de trigo integral Famiglia Venturelli aos poucos, passando sempre por uma peneira fina para evitar as pequenas pedrinhas. Mexa com uma colher de pau. Em seguida, acrescente a farinha de aveia (não precisa peneirar) e mexa até obter uma massa um pouco mole. Acrescente as frutas secas, damascos e nozes. Transfira metade da massa (se for fazer dois panetones médios) para cada fôrma de panetone (untada com o óleo de coco) e deixe descansar por 15min. Preaqueça o forno a 180º. Após o descanso, leve ao forno por 40 minutos ou até dourar.

DICA: Não tendo fôrma de panetone, uma ideia criativa é usar uma leiteira antiaderente sem cabo plástico (se tiver, retire com uma chave de fenda). Tem o formato ideal para essa receita.