Imagem de bolo que murcha depois de assado

Por que alguns bolos murcham depois de assados?

0 min. 0 porções

Um bolo fofinho e bem quentinho é responsável por boa parte das lembranças afetivas de muita gente. Seja aquele que a vovó faz, seja outro que te lembra cuidado e carinho, um bolinho doce é sempre bem-vindo para a hora do lanche ou para a sobremesa.

Porém, não são todos os bolos que ficam fofinhos e macios. Alguns deles, ficam murchos ou “solados” na hora de consumir, o que confere além de um aspecto nada bonito à iguaria, um gosto não tão agradável.

Mas, se você acha inevitável que essa situação aconteça, saiba que não é! Existe uma série de cuidados que você precisa adotar para fazer um bolo delicioso e fofinho para você, para a sua família, ou mesmo para receber os amigos em casa.

E se você ainda não sabe porque alguns bolos murcham depois de assados, confira as nossas dicas e aprenda de vez a fazer bolos de dar água na boca!

Para evitar o bolo que murcha depois de assado

Geralmente, o bolo que murcha depois de assado teve algum problema durante a sua confecção. Pode ser na hora da receita, do preparo, durante o tempo de forno ou até na hora de servir. Bolos que acabam murchando causam uma decepção enorme em quem preparou a receita com muito carinho e a dúvida: “Onde foi que eu errei?”

Por isso, acompanhe algumas situações que fazem o bolo murchar e tente evitá-las ao máximo durante o preparo.

Lembre-se de pré-aquecer o forno

Uma etapa que é, muitas vezes, ignorada, é fundamental para evitar que os bolos murchem. Pré-aquecer o forno faz parte do processo de preparo do doce e é necessário que seja feito da maneira correta. O forno precisa ser pré-aquecido entre 180 e 220 graus por cerca de 20 a 30 minutos.

Não pule essa etapa, viu? Ela é uma das mais importantes para receber a sua receita e tirar o máximo de proveito dela.

Utilize os ingredientes em temperatura ambiente

Quando estiver fazendo o seu bolo, resista à tentação de tirar os ingredientes direto da geladeira para a sua receita. Busque sempre utilizá-los em temperatura ambiente, ou seja, tente retirar da geladeira antes de preparar a massa, exceto nas receitas que indicam diretamente a necessidade de algum ingrediente ser gelado ou morno.

Além disso, procure usar ingredientes frescos e naturais. Esses cuidados irão conferir ainda mais sabor ao seu bolo.

Quer produtos de qualidade? Escolha Famiglia Venturelli!

Cuidados na hora de assar o bolo

Um dos principais fatores que podem contribuir para o “desabamento” do seu bolo é a mudança brusca de temperaturas. Portanto, os cuidados mais necessários são realizados na hora de assar o bolo. É importante, por exemplo, sempre untar a forma antes com manteiga e farinha de trigo.

Untar a forma antes de despejar a massa é um processo fundamental para evitar que o bolo “grude” e fique mais difícil de sair do recipiente. Procure evitar temperaturas muito altas também, o ideal é que o bolo seja assado entre 180 e 220 graus, com preferência pela primeira, para que a receita seja bem assada e dê tempo de cozinhar por dentro.

Não abra o forno antes de 20 minutos em hipótese alguma. A diferença de temperatura é um perigo e contribui para o seu bolo murchar.

Coloque o fermento sempre por último

Um cuidado muito importante na hora de fazer a sua receita de bolo é com o fermento. Coloque-o apenas na quantidade descrita e por último na massa,  evite deixar muito tempo “descansando”, afinal, diferentemente do fermento biológico, o fermento químico não precisa de muito contato com a massa, ou seja, o que faz o bolo crescer é a interação química dele com o restante dos ingredientes.

Além disso, certifique-se de que o fermento está na data de validade adequada. Quando ele está vencido, pode comprometer significativamente a sua receita.

Cuidados na hora de retirar o bolo do forno

A forma como você tira o bolo do forno também influencia diretamente na receita. Para o bolo não murchar, evite ao máximo correntes de ar no local que você está assando a sua receita. Feche as janelas e portas para que o bolo não murche de vez por causa da diferença de temperatura, como já citamos anteriormente.

Também não abra o forno “de uma vez” para retirar a forma com o bolo. Abra aos poucos, espere e retire-o cuidadosamente. Depois disso, coloque-o em um local com temperatura ambiente para evitar que o bolo murche após sair do forno.

Com esses cuidados e com muito carinho, você faz um bolo delicioso, fofinho e quentinho para agradar quem você mais ama. Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando as nossas postagens em nosso blog!

Depois conta o resultado pra gente!

Avalie esta receita
3.1/5 - (1190 votes)

veja também

Bolo Inglês de Natal

Bolo Inglês de Natal

Aprenda a fazer um bolo fofinho, macio e incrivelmente delicioso. Junte as formas de bolo e venha fazer uma receita fácil de bolo inglês de natal.

50 min. 30 porções
Como fazer torta de limão – Receita de Torta de limão fit

Como fazer torta de limão – Receita de Torta de limão fit

A torta de limão simples com farinha de trigo é perfeita para você que não dispensa um docinho após o almoço ou no dia a dia para compartilhar momentos deliciosos com quem ama.

50 min. 6 porções
Receita de bolo de cenoura fit

Receita de bolo de cenoura fit

A receita de bolo de cenoura fit é uma ótima opção para o lanchinho saudável para quem quer uma dieta mais leve e balanceada, sem deixar de ser deliciosa.

45 min. 10 porções
Receita de waffle americano simples

Receita de waffle americano simples

A receita de waffle americano, muito famosa internacionalmente e ganhando cada vez mais espaço no Brasil, vai deixar seu estômago quentinho, leve e cheio de sabor.

20 min. 4 porções

Comentários