Ilustração da Receita de Pão caseiro de fermentação natural 23 de outubro de 2018 0

Pão caseiro de fermentação natural

Você sabe o que é um Levain? Quer saber também como se faz? Hoje você vai aprender! O Levain é um fermento feito a partir da fermentação 100% natural, em que se utiliza apenas farinha de trigo e água. E essa é a chave para conseguir fazer um pão um pouco diferente, mas super saboroso. A receita feita com levain dá o resultado de um pãozinho aerado por dentro e com o sabor um pouquinho mais ácido.

É comum ouvir ou ler por aí que é muito difícil conseguir fazer um pãozinho do início, ou seja, todo o processo com o Levain. Por isso, vamos te mostrar que toda essa complexibilidade vai cair por terra se você utilizar Farinha de Trigo Venturelli e seguir o passo a passo que nós preparamos.

Todo o processo é como uma composição química, os ingredientes, temperaturas, ambientes são fundamentais. Além disso, é preciso também ter muita paciência ~ aqui a pressa é inimiga da perfeição. Vamos por etapas, cuidadosamente:

A dica essencial Famiglia Venturelli é não se prender muito às medidas, pois algumas coisas podem variar bastante.

1ª etapa: Nesta primeira etapa vamos precisar de um copo, pires, água e Farinha de Trigo Venturelli. Comece com o processo de enrolar a Farinha de Trigo Venturelli com um pouco de água, de maneira que fique do tamanho de uma bolinha de gude, enrolando bem para que tenha consistência. Em um copo cheio d’água, coloque a bolinha que você acabou de fazer e cubra com o pires. Deixe assim por um dia para começar a fermentação do levain.

2ª etapa: No segundo dia, você vai precisar retirar do copo a bolinha de farinha. Caso não tenha mantido a consistência de bolinha, não tem problema, o importante é retirar do recipiente pelo menos um pouco dos restos da farinha fermentada. Pegue a bolinha da água e a coloque em um recipiente com mais farinha. Refaça a bolinha, enrolando bem para que fique consistente. Troque a água que estava no copo por uma limpa. Coloque a bolinha e deixe descansar por mais um dia.

3ª etapa: Neste terceiro dia, você precisará apenas repetir a 2ª etapa. Simples assim!

4ª etapa: No quarto dia, também repita a 2ª etapa. Também pare para perceber como está o processo de fermentação na água.

5ª etapa: Nesta quinta etapa, pode ser que a sua bolinha saia do fundo do copo e comece a boiar na água. Não tem problema, esse é até um bom sinal. Mas caso ela não suba, está tudo bem também. Você precisará refazer novamente o que colocamos na 2ª etapa.

6ª etapa: Já estamos no sexto dia e o processo está perto de terminar. Agora repita novamente a 2ª etapa. Veja como é interessante a fervilhação que a levedura Saharomyces Cerevisiae, responsável pelo crescimento dos pães, provoca na água.

7ª etapa: No sétimo dia a fermentação está completa. Agora vamos começar a mexer na massa! Reserve 80 ml da água em que estava fermentando a farinha. Separe também 100 g de Farinha de Trigo Venturelli e misture a água reservada. É importante sovar bem! Reserve a mistura em um recipiente, cubra com plástico filme e deixe em temperatura ambiente.

8ª etapa: Agora, vamos aumentar um pouco mais a massa de ontem. Com as mesmas medidas da 7ª etapa, 80 ml de água e 100 g de Farinha de Trigo Venturelli, vamos trabalhar a massa. Aqui é importante que a massa não fique muito consistente, e sim mais grudenta. Se muito densa, a massa não consegue manter as bolinhas disformes dentro dela. Coloque essa mistura em um pote maior e cubra novamente com um plástico filme. Deixe descansando em temperatura ambiente até o 9º dia.

9ª etapa: A sua massa fermentada está pronta para ser assada! Siga o passo a passo abaixo para conseguir sovar bem:

Ingredientes

*O que sobrar do levain, guarde na geladeira.

Modo de preparo

Misture tudo! Sove bem em movimentos circulares! Quanto mais sovada, mais macia. É importante ir corrigindo a massa caso perceba que falta algumas medidas de ingredientes. Siga a nossa dica do início.

Além disso, utilize também cerca de 600 ml de água para cada quilo de farinha. Feito isso, unte um pote maior, que caiba a massa e tenha tampa. Você vai precisar observar a massa e, a cada 1h ou 30min, vá trabalhando movimentos circulares.

Dough Satisfying GIF

Depois, aperte a massa até que consiga deixá-la no formato de uma bola. Não se esqueça que usando a Farinha de Trigo Venturelli ela ficará bem lisinha. Coloque mais uma vez dentro do recipiente com tampa, desta vez para deixar descansar e crescer mais. Preaqueça o forno em 250 graus durante 15 minutos.

É interessante que escolha um recipiente de pedra, material mais rústico, porque assim esse tipo de material consegue conservar e dissipar bastante calor. Polvilhe nossa farinha de trigo no fundo do recipiente e em seguida, coloque a massa. Se você quiser que o pãozinho fique com a aparência cortada, faça os riscos na massa e borrife água antes de colocar e para assar. Coloque-a no forno com uma tampa e deixe lá por 20 min. Depois disso, tire a tampa e deixe um pouco mais de tempo no forno, aproximadamente 28 min, e vá espirrando água no fundo para dar umidade.

Está pronto seu pão caseiro de fermentação natural!

Obs* Você pode dar continuidade no Levain! Deixe uma pequena parte para alimentar/refrescar por, pelo menos, a cada dois dias. Assim você não vai perder o fermento e irá deixá-lo ativo para quando precisar.

Compartilhar: