Imagem ilustrativa da farinha de semolina

Farinha semolina e seus benefícios

0 min. 0 porções

A cultura de cereais surgiu por volta de 11.000 a.C. e representou uma evolução em termos de sociedade e de tecnologia para o ser humano. Em termos de cultivo, o trigo é o segundo cereal mais plantado no mundo, perdendo apenas para o milho.

Em terceiro lugar, vem o arroz, com sua maior predominância entre os asiáticos. Estes três cereais são componentes básicos da alimentação humana em diversos lugares do mundo inteiro e simbolizam a fertilidade, a bonança e a união dos povos em torno da mesa.

O trigo é vastamente utilizado na culinária para a produção de pães, massas, bolos, biscoitos e é difícil imaginar que em nosso cotidiano nós não o utilizemos em diversas preparações e pratos, porém, não em sua forma in natura.

Mas você conhece a variedade de trigo semolina? Afinal, o que é Semolina?

A semolina é proveniente de uma variedade importada e mais dura do grão chamada Triticum Aestivum, através de processo de moagem do grão de trigo beneficiado.

A farinha semolina é mais dura, e possui textura mais granulada e grossa do que a da farinha comum. Sua utilização garante uma série de benefícios à saúde e é ingrediente destaque em diversas receitas culinárias.

Diferenças entre a farinha comum e a farinha semolina

A farinha como conhecemos é derivada da moagem do trigo e de seu processamento. No Brasil, a farinha branca e integral é, em sua maioria, derivada da espécie de trigo conhecida como Triticum aestivum, uma gramínea bastante cultivada no solo brasileiro.

Essa variedade é menos dura, menos densa e mais comumente utilizada para a produção de farinhas leves, ingrediente fundamental para pães, bolos e biscoitos.

A farinha semolina é um subproduto da moagem do trigo T. durum, que é importado e é mais duro, ideal para a produção de massas como a do macarrão ou da lasanha.

A farinha semolina preserva os nutrientes

Por causa da sua textura mais granulada e dura, durante a moagem da farinha semolina, são preservados os seus nutrientes, afinal, não existe tanto dano aos grãos quanto o que acontece com a farinha branca ou integral comum. Isso garante uma maior quantidade de proteínas e vitaminas do complexo B na preparação das massas alimentícias.

Pode ser usada para preparar diversas receitas

Apesar de a farinha de semolina ser mais utilizada para a produção de massas alimentícias como macarrão, ela também pode e deve ser usada em outras receitas para conferir um sabor diferenciado a elas. Uma receita bastante conhecida é o pão de semolina, que acompanhado de um bom café proporciona um sabor incomparável. Isso sem falar na produção de massas caseiras, como nhoque e macarrão, que conferem um sabor especial a qualquer preparação.

A farinha também pode ser uma alternativa deliciosa e viável para engrossar sopas e caldos.

Tem mais proteína do que a farinha branca

A variedade do grão que produz a farinha semolina possui uma quantidade maior de proteínas e vitaminas do complexo B em comparação com a farinha comum. Além disso, a absorção do carboidrato é mais lenta, reduzindo o seu índice glicêmico durante o consumo. Uma alternativa viável para quem deseja perder peso.

Textura adequada para as massas

A farinha de semolina possui a textura adequada para a produção de massas, pois, a dureza do grão permite que seja realizado o cozimento ideal da massa para o acréscimo de molhos quentes ou recheios.

Ideal também para as receitas de massas caseiras e fresquinhas. Adeptos do veganismo comumente utilizam a farinha em suas receitas de massas, bolos e pães também, como uma alternativa mais saudável e saborosa.

A farinha de semolina possui uma série de benefícios em sua utilização. Esperamos que vocês tenham gostado das dicas e de saber mais acerca do trigo e dessa variante tão presente na mesa de pessoas do mundo inteiro. Continue acompanhando as nossas dicas por aqui!

Produtos utilizados

  • Semolina de Trigo Venturelli
Avalie esta receita
4.3/5 - (136 votes)

veja também

Como fazer rolinho primavera — Receita de rolinho primavera delicioso

Como fazer rolinho primavera — Receita de rolinho primavera delicioso

Não sabe como enrolar rolinho primavera? Então acompanhe a receita completa de como fazer rolinho primavera!  

40 min. 8 porções
Receita de abobrinha recheada com carne moída

Receita de abobrinha recheada com carne moída

Hoje a proposta é um alimento super saudável para você que procura uma receita mais leve e nutritiva, aprendendo a como fazer abobrinha recheada.

40 min. 4 porções
Como fazer torta de cachorro quente — Receita junina

Como fazer torta de cachorro quente — Receita junina

Mesmo sem poder realizar as festas, o mês de junho está chegando e com ele já começamos a nos preparar com as receitas típicas de festa junina. Se você também gosta das receitas típicas dessa época, que tal trazer esse clima festivo para dentro do seu lar fazendo uma deliciosa torta de cachorro quente? A receita de torta de cachorro quente é incrível e muito saborosa, temos certeza que você vai gostar!

60 min. 6 porções
Receita de camarão à grega fácil e deliciosa

Receita de camarão à grega fácil e deliciosa

Essa receita de camarão à grega está mais do que especial e você precisa provar. Sabe quando queremos fazer um almoço ou jantar diferente? Então, nada melhor do que uma receita simples com camarão que vai encantar todo mundo.

50 min. 4 porções

Comentários