Ilustração da Receita de 10 (tá bom, 12) dicas essenciais para deixar o bolo fofinho 4 de junho de 2018 0

10 (tá bom, 12) dicas essenciais para deixar o bolo fofinho

Não precisa se apavorar com a quantidade de dicas, a intenção é que elas virem um hábito depois de colocá-las em prática por algumas vezes. Sabemos que para os doceiros de primeira viagem ~ e até para os de muitas viagens ~ a tentativa de fazer um bolo pode não ter um bom resultado. Por esse motivo, nós vamos te ajudar com isso!

Não existe aquela receita de ouro, mas sim algumas dicas que farão a diferença. Além de ensinar todos esses macetes, nós vamos deixar abaixo uma receita clássica e simples para você ir testando em casa.

Está preparada (o) para nunca mais “pecar” em alguns processos e conseguir fazer um bolo perfeito? Confira as dicas abaixo:

  • 1. Cuidado com a temperatura dos ingredientes

A temperatura errada de alguns produtos pode estragar a receita. Ingredientes como a manteiga, os ovos e o leite têm influência direta na composição do bolo. Então, use-os de maneira correta! A manteiga e leite devem estar em temperatura ambiente. Portanto, retire-os da geladeira cerca de 30 minutos antes de começar as misturas. Os ovos também! Quando acostumadas com a temperatura ambiente, as claras costumam ficar mais durinhas, encorpando ainda mais sua receita.

  • 2. Separe antes os ingredientes e utensílios

Organizar antes tudo o que você vai precisar para fazer um bolo fofinho de respeito ajuda muito! Essa é a hora de conferir tudo e também memorizar a receita. Verifique a disponibilidade das formas, os ingredientes necessários e se eles estão dentro do prazo de validade. Se possível, separe cada item para ter tudo mais visível e fácil na hora de colocar a mão na massa.

  • 3. O forno

Existem alguns macetes quanto ao forno que nem todo mundo conhece. Então, atenção! Pré aquecer é muito importante! Isso ajuda com que seu bolo asse de forma proporcional. E para evitar que ele resseque, coloque uma vasilha d’água no forno nesse processo.

  • 4. Não misture tudo de uma vez!

Fazer um bolo nada mais é que um composição química. Por isso é importante que você entenda como funciona cada ingrediente. Não coloque tudo junto de uma vez. Vá com calma! Coloque aos poucos. Já quanto à farinha:

  • 5. Peneirar QUASE tudo

A farinha é um item que deve ser peneirado aos poucos durante a mistura. Isso é essencial para que a massa não fique toda empelotada. Experimente fazer isso também com o fermento e o açúcar. Perceba como o bolo irá ficar super fofinho e aerado depois de pronto.

5.1. Apêndice: Clara em neve é perfeita, se bem feita

Se você estiver fazendo uma receita que inclua a clara em neve, aqui vão algumas dicas: faça movimentos delicados! Sempre sentido contrário ao chão. Nesse caso, o fouet ou garfo podem ser utilizados, aí vai da sua escolha. A delicadeza também vale para a hora de misturar a clara aos outros ingredientes. Sem pressa!

  • 6. Por último, o fermento

Como ensinamos acima, peneirar é vida! Isso pode servir para o fermento também. Saiba apenas que não se deve usar aquele fermento que está dentro do seu armário há um bom tempo, pois ele envelhece e pode acabar fazendo com que seu bolo não cresça. É importante também saber dosar. Se colocado demais, pode criar bolhas e deixar a massa solada e/ou pesada.

  • 7. Untar para não grudar

Imagine fazer todos esses processos certinho e quando for desenformar, o bolo ficar todo grudado. Isso não pode acontecer! Por isso, não esqueça de untar a forma. Nossa indicação é que se use especialmente a manteiga para isso. A margarina tem mais água e menos gordura, e isso pode interferir.

7.1. O papel manteiga é uma opção

Caso você perceba que a sua mistura irá ultrapassar os limites da forma, utilizar o papel manteiga pode ajudar seu bolo a não desmoronar e crescer lindamente.

  • 8. Batidinhas leves

Depois de ter feito todo esse passo a passo e colocado aquela mistura linda na forma, dê batidinhas leves em volta. Isso vai ajudar para que fique tudo assentado e sem buracos na massa. Após feito isso, não demore muito para colocar o bolo para assar.

  • 9. No forno: Não abra antes do tempo!

Esse momento é decisivo! Abrir antes de completar 15 minutos pode levar por água abaixo todo o seu esforço. Não tenha pressa. Espere. Após esse tempo, para testar a massa, você pode utilizar palitinhos em pontos estratégicos do bolo. O correto seria dois nas laterais e um no centro. Se os três saírem limpinhos, parabéns! Seu bolo está quase pronto. Hummmm!

  • 10. A finalização

Fez o teste dos palitinhos e viu que seu bolo está douradinho, é hora de retirá-lo do forno. Como o bolo vai estar super fofinho (assim esperamos!), todo cuidado é necessário nesse momento. Não desenforme enquanto ainda estiver quente e deixe-o esfriar em temperatura ambiente.

Veja nossa receita bônus clássica para colocar todas as dicas em prática:

Ingredientes

  • 3 xícaras de Farinha de Trigo Famiglia Venturelli;
  • 3 xícaras de açúcar;
  • 2 xícaras de leite;
  • 3 ovos;
  • 3 colheres (sopa) de manteiga;
  • 1 colher (chá) de fermento químico em pó.

Coloque em prática todas as dicas citadas acima e, para ajudar, essas também:

  1. Misture bem a manteiga e o açúcar;
  2. Deixe reservado em outro recipiente;
  3. Agora bata a Farinha de Trigo Famiglia Venturelli e os ovos junto com a mistura já preparada, acrescentando gradativamente o leite, até formar uma mistura homogênea e/ou pastosa;
  4. Coloque a colher de fermento e mexa um pouco mais;
  5. Unte a forma, ou posicione o papel manteiga, coloque no forno já preaquecido e espere um tempo médio de 15 minutos ou até a massa ficar douradinha.

Esperamos MUITO que tenha gostado do texto e que finalmente você consiga fazer um bolo super fofinho e que a família toda ame! Quer saber mais sobre os produtos Famiglia Venturelli? Então clica aqui! Caso nós tenhamos te ajudado, conta pra gente aqui nos comentários:

Compartilhar: