receita prática - bolo de caneca

Bolo prático: Receita de bolo de caneca

13 min. 1 porção

Comer bolo é uma delícia, não é mesmo? E quem nunca passou pela situação de de repente sentir aquela vontade absurda de comer um bolinho que acabou de sair do forno? Mas nem sempre temos tempo de preparar e queremos fazer algo mais prático e rápido. 

O bolo de caneca é perfeito para isso! Ele é muito fácil de fazer e demora só 3 minutos no microondas para ficar pronto. É um bolo que está muito na moda por seu sabor e enorme praticidade: você faz direto na caneca.

A receita de bolo de caneca surgiu na Inglaterra e era conhecido como fairy cake (bolo das fadas). Depois migrou para os Estados Unidos, onde recebeu o nome de cupcake (bolo de xícara/copo), porque ao contrário de medir seus ingredientes do jeito tradicional, por peso, eles eram medidos por xícaras. As xícaras também serviam de recipiente, tudo pela praticidade, e as pessoas viram que aquilo estava dando certo. Com o tempo, o bolo de caneca se tornou uma febre no mundo todo.

Esse doce é a solução perfeita para quando bate aquela vontade louca de um docinho gostoso e não temos muito tempo. É ótimo também para fazer um agrado para os filhos e netos que visitarem sua casa e sentirem vontade de comer guloseimas. Eles vão amar.

Vem com a gente que você vai aprender como fazer bolo de caneca de chocolate delicioso, pra fazer muito sucesso!

Ingredientes

Bolo

4 colheres de sopa rasas de Farinha Familia Venturelli;

3 colheres de sopa rasas de açúcar Globo;

1 colher de sopa de óleo;

4 colheres de sopa de leite;

1 ovo;

2 colheres de sopa rasas de achocolatado em pó;

1 colher de café rasa de fermento em pó;

Calda

1 colher de sopa de margarina;

2 colheres de sopa de achocolatado em pó;

½ xícara de leite;

Modo de Preparo

Em uma caneca de aproximadamente 300 ml, coloque o ovo e bata com o garfo.

Depois, coloque o óleo, o açúcar Globo, o leite e o achocolatado. Bata por mais alguns minutos.

Adicione, aos poucos, a farinha de trigo Famiglia Venturelli e o fermento. Bata até a massa ficar homogênea.

Dica Venturelli: não coloque mais farinha que a quantidade necessária, mesmo que a massa fique mole, porque isso é normal para esse tipo de bolo. Se adicionar mais farinha, ele ficará duro!

Leve ao microondas em potência máxima por 3 minutos.

A dica essencial Venturelli é diminuir o tempo no microondas para 2 minutos e meio se você quiser um bolo mais molhadinho. E atenção: coloque um prato embaixo da caneca, para caso ele transborde.

Enquanto o bolo estiver no microondas, aproveite para fazer a calda!

Adicione todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio.

Mexa sem parar até a calda ficar cremosa.

Pronto, agora é só adicionar a calda no bolo e se deliciar! Pode servir com sorvete também, que fica bem gostoso. Deixe nos comentários o que você achou da receita! Você já conhecia o bolo de caneca?

Avalie esta receita
4.2/5 - (230 votes)

veja também

Bolo Inglês de Natal

Bolo Inglês de Natal

Aprenda a fazer um bolo fofinho, macio e incrivelmente delicioso. Junte as formas de bolo e venha fazer uma receita fácil de bolo inglês de natal.

50 min. 30 porções
Como fazer torta de limão – Receita de Torta de limão fit

Como fazer torta de limão – Receita de Torta de limão fit

A torta de limão simples com farinha de trigo é perfeita para você que não dispensa um docinho após o almoço ou no dia a dia para compartilhar momentos deliciosos com quem ama.

50 min. 6 porções
Receita de bolo de cenoura fit

Receita de bolo de cenoura fit

A receita de bolo de cenoura fit é uma ótima opção para o lanchinho saudável para quem quer uma dieta mais leve e balanceada, sem deixar de ser deliciosa.

45 min. 10 porções
Receita de waffle americano simples

Receita de waffle americano simples

A receita de waffle americano, muito famosa internacionalmente e ganhando cada vez mais espaço no Brasil, vai deixar seu estômago quentinho, leve e cheio de sabor.

20 min. 4 porções

Comentários