Ilustração da Receita de Aprenda como cultivar temperos em casa 31 de julho de 2018 0

Aprenda como cultivar temperos em casa

Aqui você vai aprender como plantar e cultivar temperos em casa. Vem ler!

Quem cozinha, seja profissionalmente ou não, sabe da importância de se utilizar temperos e especiarias frescas. Em muitos pratos, apenas o sal não consegue suprir todo o sabor necessário. Por isso, é a partir do uso de ervas e temperos que será possível obter os sabores mais especiais.

A melhor forma de conseguir ingredientes frescos é cultivando-os na sua própria casa. Ter uma horta pode ser terapêutico, além de garantir alimentos saudáveis e sem aditivos. No entanto, alguns dos maiores empecilhos de se fazer um espaço destinado ao cultivo é não saber como começar.

Nós pensamos em uma maneira de ensinar como fazer esse passo a passo de plantar especiarias de um jeito útil e fácil. Vamos dar dicas de quais ervas são as mais utilizadas nas receitas de massas para ter um prato ainda mais extraordinário. Que tal? Continua comigo!

Antes de começarmos a colocar a mão na terra, vamos entender quais são os temperos mais usados em receitas de massas. Todos os temperos citados possuem métodos de cultivos um pouco semelhantes, portanto, fáceis de cuidar. Confira a seguir como plantar temperos em casa e garantir o melhor sabor às suas receitas.

Orégano

O orégano é um ingrediente utilizado nas receitas por ser rico em sabor. Uma das versões que pode ser feita com o orégano fresco é o óleo essencial, que fica delicioso. Quanto aos cuidados durante o cultivo; não são necessárias muitas horas no sol e nem que regue sempre a planta. O excesso de ambos, inclusive, pode prejudicar seu desenvolvimento.

É mais utilizado em pratos típicos como molhos para massas e pizzas.

Alho

Também com uma necessidade de germinação parecida com a do orégano, o alho pode ter um resultado positivo em diversos tipos de ambientes e solos. No entanto, o excesso de calor ou frio, não facilita para o crescimento da raiz.

Nos pratos, o alho é o tipo de ingrediente universal. O sabor é muito presente e serve para pratos como macarrão alho e óleo, por exemplo. Além de ser a base do sabor em muitas outras receitas.

Manjericão

O manjericão também é um tipo de tempero fácil de ser cultivado e, nas receitas, é muito utilizado. Necessita de algumas horas recebendo a luz do sol e não precisa ser regado todos os dias. Toda a germinação dura de 5 a 20 dias.

Quando falamos em manjericão, o primeiro prato que nos vem à mente ~inclusive muito adorado~ é a massa ao molho pesto. Delicioso!

Qual espaço escolher?

A primeira coisa a ser analisada antes de começar os trabalhos é o espaço que você irá destinar para o cultivo. Não é preciso um super quintal, apenas um lugar que receberá luz do sol direta por algumas horas por dia. Quanto à parte estética, organize os vasos como preferir. Se puder, desperte o lado criativo e faça algo que agregue ainda mais na decoração da sua casa/apartamento.

Passo a passo:

1º A escolha dos vasos: Muitas pessoas têm dúvidas sobre como plantar horta nos vasos. Bem, como os temperos possuem folhas pequenas, portanto, não escolha vasos muito grandes. Busque encontrar os que possibilitem a passagem de água, ou seja, com buraquinhos na base. Caso não tenha vasos, garrafas pet também podem resultar em um bom trabalho.

2º É hora de colocar as mãos na terra: Neste primeiro momento você irá precisar de: areia, composto orgânico e, claro, terra. Tente misturar os três na mesma medida.

3º As sementes: Já quanto às sementes, saiba que quando estão brotando, precisam de mais água que o normal. Por isso, antes de colocá-las nos vasos, deixe-as de molho na água em temperatura ambiente por, aproximadamente, 2h. Isso ajuda no processo de germinação. Feito isso, estão prontas para serem plantadas.

Considerações importantes:

  • Todas os temperos citados acima não precisam de muito espaço para crescer;
  • Os processos de plantação e germinação dos temperos são semelhantes, por isso podem ser cultivados no mesmo ambiente e da mesma maneira;
  • É importante ter a consciência de que o sucesso pode não vir logo na primeira tentativa de plantar mas, mesmo assim, continue e verá crescer os temperos mais deliciosos.

Após o tempo necessário de crescimento, você terá temperos fresquinhos para usar e abusar em várias receitas para você e para a sua família! Você pode testar todos esses temperos nessa receita que já postamos aqui no blog: Penne A la Fiorentina.

Como plantar temperos na cozinha – mini horta para casas e apartamentos

Para quem tem cozinha maior, por usar uma bancada para construir locais para inserção de terra vegetal e fazer plantio. Para que tem cozinha pequena, principalmente nos apartamentos, há maneiras interessantes de plantar temperos na cozinha e aproveitar o espaço.

Uma dica interessante é usar garrafas descartáveis, aquelas pet de refrigerante, por exemplo. Até latinhas de refrigerante e cerveja podem ser usadas. Basta colocar terra vegetal, fazer o plantio e pendurar as garrafas e latinhas em locais estratégicos da sua cozinha. Claro, o mais longe possível do fogão devido a variações de temperatura. Mais próximos a janela são ideais.

Caixas de madeira podem ser usadas também. Há caixas pequenas para cultivo individual dos temperos e caixas maiores para fazer uma horta maior com variedades de plantas.

E aí, gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe como plantar temperos em casa e até no apartamento, conta pra gente aqui nos comentários o que achou e o resultado do nosso passo a passo.

Dica: aprenda a deixar bolo fofinho

Compartilhar: